( foto tirada da internet - colar feito de grampos de cabelo)
Maior feira de artesanato do estado do Rio de Janeiro, a Rio Artes Manuais, que acontece entre os dias 7 e 11 de abril, no Centro Cultural da Ação da Cidadania Maurício Andrade, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, terá duas importantes novidades este ano.
Iniciativa da Caçula, em parceria com a Sedeis (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço) e a ONG Ação da Cidadania, a 4ª Rio Artes Manuais terá o patrocínio da Caixa Econômica Federal, que participará com um polo de atendimento para concessão de crédito aos artesãos, e o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que terá um espaço com programação de palestras para os visitantes.
Além dessas novidades, o visitante da feira terá a sua disposição cerca de 200 oficinas diárias, com as mais diversas técnicas artesanais. Com o pagamento de um único ingresso (R$ 10 por dia – R$ 5 para idosos a partir de 60 anos e estudantes), o visitante poderá fazer várias aulas e ainda levar a peça produzida para casa, sem nenhum custo adicional.
Se preferir comprar uma peça já pronta, o visitante da Rio Artes Manuais terá a sua disposição uma ‘feirinha’ de artesanato, com a participação de artesãos selecionados pelo Programa de Artesanato do Rio de Janeiro, além de barracas com produtos das oficinas de carnaval da Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil) e do projeto Cestaria Botânica, este último apoiado pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, a ‘feirinha’ terá mais de 100 artesãos expondo e vendendo peças de artesanato.
No primeiro dia da 4ª Rio Artes Manuais, 7 de abril, entre 8h e 11h, haverá a 'Sessão Escolar’, em que cerca de 1.500 alunos dos ensino fundamental e médio, das redes pública e privada do Rio de Janeiro, serão os convidados especiais da maior feira de artesanato do estado.
Neste dia, os estudantes terão a oportunidade de aprender as mais variadas técnicas artesanais nos 30 estandes das principais indústrias do setor, que estarão na feira. Além disso, vão poder levar para a casa as peças produzidas por eles.
A 4ª Rio Artes Manuais ocupará todo térreo do Centro Cultural da Ação da Cidadania. São 6.000 metros quadrados ocupados por estandes das principais indústrias do segmento, que irão ensinar novas técnicas e demonstrar o uso de produtos em lançamento.
Segundo Roberto Santos, coordenador da Rio Artes Manuais e gerente de Marketing da Caçula, empresa organizadora do evento, somente o estande da Caçula vai oferecer 30 vagas para cada curso. A expectativa é que 20 mil pessoas visitem a feira nos cinco dias de evento.